CENTRO INTEGRADO DO RIO ANIL – CINTRA
DIVISÃO DO ENSINO MÉDIO
O HOMEM E O UNIVERSO EPISTEMOLÓGICO
A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
SHIRLEY ALVARENGA SILVA LOBÃO
SÃO LUÍS – MA
2008
APRESENTAÇÃO
O fenômeno educativo desenvolve-se dentro de inúmeras dimensões de ordem axiológica, política, econômica, social, técnica, etc, sendo que nesta última, desenha-se o perfil prático do uso sustentador do processo de ensino-aprendizagem.
Sabe-se que a prática pedagógica rejeita a receita metodológica única que poderia produzir o milagre de satisfazer a todas as variáveis que permeiam esse trabalho, uma vez que devem ser consideradas exigências próprias da realidade do alunado, da escola e do momento histórico. Há portanto, uma busca contínua de procedimento didático-pedagógico que possam apontar para a eficiência e a eficácia do fenômeno educativo. Neste sentido a presente estudo propõe uma prática sustentada pelo método de projeto que se realiza através de amplas unidades de trabalho, com um fim em vista, supondo a atividade propositada do aluno, oportunizando situações de vivências e experiências, estimulação do pensamento crítico e do desenvolvimento da capacidade de observação, de cooperação, de aplicação de idéias, de iniciativa, auto confiança, e de senso de responsabilidade.
Com o respaldo técnico-científico do método supercitado o corpo docente do ensino médio desta instituição educativa – CINTRA - elaborou o presente projeto e propõe sua operacionalização com vista a melhoria qualificativa de seu trabalho.
TÍTULO:
A música como instrumento de aprendizagem
OBJETIVO GERAL:
Utilizar a música como recurso de aprendizagem da língua inglesa, visto este é um produto de interesse do jovens.
Analisar a letra da música na íntegra, objetivando a identificação da formação verbal adequada e conseqüentemente sendo aplicada ao seu estudo cotidiano da língua inglesa.
JUSTIFICATIVA:
O aprendizado de uma língua exige determinação e dedicação. A sala de aula e o professor são apenas o ponto de partida, portanto é necessário ao aluno buscar leituras extras, músicas, filmes, e outras alternativas.
No contexto do mundo globalizado, torna-se cada vez mais estreita a relação entre novas culturas e o inglês. É a língua que mais tem se destacado em diversas áreas, tais como: artes, ciências, computação, música, política, medicina etc...
Desta maneira, como professora de língua inglesa, visando subsidiar essa pedagógica, através da execução do presente projeto, propõe-se o uso da música como instrumento de aprendizagem, visto que o mesmo é um produto de grande interesse para o jovem.
BASE TEÓRICA:
O assunto deverá ser explanado em sala de aula utilizando a metodologia tradicional (quadro branco, pincel atômico e apagador), para que os alunos possam ter fundamentação do conteúdo. Só então será aplicada a música, como instrumento de formação verbal no texto.
METODOLOGIA:
A turma deverá ser dividida em equipes. Cada grupo ficará responsável por uma letra de música.
O trabalho será dividido em duas etapas: dramatização ou encenação da música e apresentação dos verbos encontrados no texto.
CRONOGRAMA:
O trabalho deverá ser organizado em 4 (quatro) semana. Isto incluirá a aula teórica do professor, divisão dos grupos, pesquisa musical e a culminância do trabalho com a apresentação das equipes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FERRARI, Mariza Tiemann. Inglês: volume único para o ensino médio/ Mariza Tiemann, Sarah Giersztel Rubin. – São Paulo: Scipione, 2003. (Coleção De Olho no mundo do trabalho)
SILVA, Antonio de Siqueira e Essential. English: Volume único: ensino médio/Antonio de Siqueira e Silva e Rafael Bertolin. – São Paulo: IBEP, - (Coleção Horizontes)
FRANÇA, Milton Brito de, Inglês no vestibular. São Paulo: FTD, 1994.
MARQUES, Amadeu. Password: english. São Paulo: Ática, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário